sábado, 20 de julho de 2013

Bergman acerca da amizade

"A amizade é como o amor, extremamente clarividente. Na essência da amizade incluem-se a franqueza e a paixão pela verdade. É um alívio ver o rosto de um amigo ou ouvir a sua voz ao telefone e falar justamente do que é mais doloroso e importante. Ou então, escutar o amigo confessando algo que jamais pensou dizer. A amizade tem um código secreto que se reflete em confiança e solidariedade.
Uma relação amorosa detona conflitos, é inevitável, a amizade é sorvida com mais parcimônia, não tem a mesma necessidade de confissões e acertos de contas. Algumas vezes, as divergências acontecem, resultando em tristeza e problemas. Logo imagino: "Ficarei muito bem sem esse idiota!". Aí o tempo passa e a gente se sente mal em diversos planos, às vezes manifestamente, com frequência discretamente.
Então o procuro, isso não pode ficar assim. Purgamos, limpamos e colocamos as coisas no lugar.
O resultado é incerto: melhor, pior ou como antes. Não se pode saber. A amizade nunca depende de juramentos e afirmações solenes, nem de tempo e espaço. A Amizade não exige absolutamente nada, a não ser o por uma condição: requer honestidade. A única, porém difícil, condição.
Não tenho, de resto, nenhuma ilusão sobre o meu talento para a amizade. Sou fiel porém extremamente desconfiado. Se me sinto enganado, engano rapidamente; se me acredito excluído, excluo; um talento discutível, mas muito bergmaniano."

Por Bergman, em Lanterna Mágica

Assistam...

Feliz dia do amigo, amigos! ^^



Um comentário: